top of page

Arciprestado

 

Lampaças foi durante bastante tempo, província, jurisdição, distrito ou arciprestado, sinónimos do mesmo grau hierárquico e organizativo da igreja Católica.

 

Em 1607 é referida a existência, sem no entanto lhes identificar o nome, de quatro províncias ou jurisdições constituindo o bispado de Miranda.

SOUSA, D. Diogo de, Relação da visita ad limina a Paulo V

 

Em 1675 o número de distritos do bispado de Miranda é de cinco, agora já devidamente identificados, Lampaças, Miranda do Douro, Bragança, Mirandela e Monforte de Rio Livre.

 

MENDONÇA, André Furtado de, Relação a Clemente X

 

Em 1706 mantinham-se a divisão e as sedes, aparecendo então a associação de cidade ou vila a cada uma dessas sedes, e o número de paróquias que integrava cada um dos arciprestados. Eram então vilas; Quintela de Lampaças, Mirandela e Monforte de Rio Livre, e cidades Miranda e Bragança. Lampaças tinha trinta e seis paróquias, as restantes tinham respectivamente: 48, 41, 68 e 121.

 

COSTA, Pe. António Carvalho da, Corografia Portugueza

 

Em 1758 por altura das inquirições, toda a estrutura se mantinha.

 

<<dividesse este bispado em cinco arceprestados que são o Aro o de Bragança o de Monforte o de Mirandella e o de Lampaças e tem o bispado trezentos e vinte quatro lugares e oitenta e quatro mil pessoas entres as de comfissão somente e confição e comunhão. Tem o arceprestado do Aro des abbadias e quatro comendas hua de Malta e três de Christo tem secenta e oito parochias o arceprestado de Bragança tem cento e vinte e gua parochias o de Monforte tem quarenta e hua parochias o de Mirandella tem quarenta e oito e o de Lampaças tem trinta e seis e igrejas paroquiaes são trezentas e quatorze>> 

 

FREIRE, Pe. Bento de Morais, Inquirições 1758

bottom of page