top of page

Caetano (Rodrigues Esteves) Henriques de Carvalho

 

Nasceu no dia 1 de Março de 1693 em Quintela de Lampaças, onde veio a falecer com 81 anos, aos 7 de Dezembro de 1778. Era um dos filhos de Pedro Esteves e de Bárbara Rodrigues estalajadeiros nessa localidade. 

 

[....-1711] Pedro Esteves + [....-....] Bárbara Rodrigues

[1693-1778] Caetano Henriques de Carvalho

 

Casou tinha 26 anos, aos 10 de Dezembro de 1719, com Maria Luís então com 29 anos e já grávida do primogénito Caetano, futuro padre, ao qual se juntaram mais quatro irmãos, duas irmãs e um meio irmão.

A actividade profissional começa em Vila Franca de Lampaças, o que decorre do curato do filho Caetano, e dos cargos administrativos até agora documentados para o patriarca Caetano, escrivão das sisas em 1733, e para o filho Bernardo José, recebedor das sisas em 1747, ambos na referida vila. 

Os cargos desempenhados na administração pública pelo Caetano, foram múltiplos e de crescente responsabilidade, “Tem tido contratos de Sendas e outros e actualmente tem o das terças reais da comarca de Miranda e esta e outras desta província muitas vezes as tem tido por administração” segundo testemunho de José Luís Francisco da Costa de 22 de Abril de 1753.

Por volta de 1732, a crer na correlação da função, com o facto de o alcaide-­mor de Bragança, Lázaro de Figueiredo Sarmento, ter sido o padrinho de baptismo do filho António, Caetano era capitão de uma companhia de 250 homens. Montado a cavalo e seguido pelo seu criado Manuel de Vilar d’Ouro, usaria como arma uma gineta (espontão com borlas na base da lâmina), como insígnia teria direito ao porte de uma bengala com castão prateado e liso, e após 1761 teria aposto no uniforme um galão estreito e liso. 

Em 1753 as propriedades do casal foram avaliadas por alguns dos seus conterrâneos, para cima de doze mil cruzados, enquanto que outros as colocavam acima dos vinte mil cruzados, mas todos eles apontaram rendas anuais acima dos quatrocentos mil reis.

bottom of page